Meetings e concursos de inovação e empreendedorismo

São inumeros os eventos que chamam empreendedores para participarem de competições, rodadas de negociação ou algum tipo de concurso. É um evento atrás do outro a nivel nacional, regional ou internacional. Por que isso?

No mundo globalizado e altamente tecnológico isso é cada vez mais divulgado mas é na verdade uma prática antiga. Se pensarmos no final do século XIX e início do século XX era muito comum desafios que eram lançados no sentido da superação do conhecimento humano em razão de algum objetivo. Atravessar o oceano Atlântico ou sobrevoar a Torre Eifel em Paris já estimularam corridas tecnológicas e empreendedoras.

No ambito das ciências sempre houveram premiações para as pesquisas mais significativas em cada área de estudo. A concorrência no mercado sempre existiu mas estimulos sempre foram dados para incrementar determinadas atividades. A historia da inovação é feita de vários capítulos que não disssertarei no momento. Muitas vezes, a pesquisa originou negócios que se esturturam em grandes corporações que hoje possuem uma forte presença no mercado. O próprio desenvolvimento do capitalismo no século XX incrementou essas grandes corporações. E hoje chegou a vez das Startups.

Qualquer um que assista algum sobre o mercado tecnológico como a Rede Social que descreve o surgimento do Facebook sabe do potencial do roubo de ideias e projetos. No mundo empresarial pode quase tudo desde que o sigilo se mantenha. Então participar de uma concorrencia coloca em risco esses projetos? Sim e não. Concursos e competições não tem utilidade se forem de cartas marcadas sob pena dos ganhadores não serem capazes de gerar dinheiro com seus projetos. O mais dificil atualmente é encontrar talentos e pessoas capazes de desenvolver projetos. Quem consegue se destacar com uma ideia hoje pode se destacar amanha com novas ideias inovadoras amanha. Talentos não se roubam, eles são lapidados, desenvolvidos. Não tenham medo. Além disso, as ideias e projetos revolucionarios precisam ganhar folego e apoiadores em cada etapa. Segue o link de um evento que encerrou suas inscrições mas que dão conta da dimensão que esses projetos vão tomando.

2014.smartlivingchallenge.com/ct/s.bix?c=62895A3C-7664-457A-A685-A6C02981617B