Hackschooling

Ainda tenho dúvidas se as novas propostas pedagógicas que são sugeridas todos os dias são capazes de substituir a educação tradicional. També fato que o modelo pedagógico dominante nas nossas escolas está ultrapassado. Mais ainda, tenho dúvidas se um novo tipo de aluno existe para participar desse processo de transformação da educação no século XXI.

Entretanto, não podemos negar que novas estratégias podem ser pensadas, experimentadas e construídas tanto por professores quanto pelos estudantes. O conceito de hackshooling é interessante pois instiga a "quebrarmos" paradigmas, utilizarmos de todas as tecnologias e experiências para uma preparação integral do aluno. Ele se complementa com a perspectiva de uma educação personalizada e mais rica em termos de experiências de aprendizado.

O problema da liberdade na educação é o seu contraponto com a disciplina e a curiosidade para termos uma formação efetivamente sólida. De qualquer sorte segue o link para conecerem as discussões sobre o tema: https://hackingschooling.com/.

Um vídeo que está popularizando essa idéia é o dessa menina de 13 anos relatando sua experiência:

Hackschooling makes me happy: Logan LaPlante at TEDxUniversity